Comunicação

#3 Atitudes para evitar reuniões de merda

Compartilhe
Bruno Perin
Bruno Perin Head de Inovação
#3 Atitudes para evitar reuniões de merda

No inicio da carreira reuniões são lindas, pois são coisas de gente grande e você está entrando no mercado, sente que finalmente tá no mundo, ganhando seu lugar. Porém, o tempo vai seguindo seu prumo e você começa a desgostar das tais reuniões, pois perde muito tempo com elas, muito mais do que deveria e geralmente acaba na balança a maioria não valendo a pena.

Quando se é empreendedor as reuniões são ainda mais incomodas e dão menos resultados do que o esperado, a não ser que você tenha algumas atitudes ágeis em relação a isso.

1 - Evite

Sério, pode ser parecer até bobo, mas esse é um dos melhores conselhos que já recebi e passo adiante – evite. Avise as pessoas que sua agenda está difícil agora e peça as coisas por e-mail, áudio ou até uma carta se for, para o assunto começar dessa maneira e vc ir pensando com calma. Você verá que geralmente o que era pra ser uma reunião, não precisava e você resolve mais rápido.

2 - Pauta e tempo

Coisas que matam uma reunião do empreendedor são as pessoas despreparadas e a quantidade de tempo que leva. Quando vc deixa claro o assunto que será discutido e já coloca um tempo curto para tanto, as pessoas tendem a ser mais diretas no ponto e precisas. Coloque 20 minutos, 30 ou até 40 minutos, um tempo descente e nada muito espaçado. Reservar 2 horas para reunião é mortal, mesmo que seja extenso o assunto, desafiem-se a resolver em 1 hora.

3 - Responsabilidades e clareza

Nada é mais frustrante em uma reunião do que aquela cara que fazemos de perdidos, como aquele filme cheio de mistério que no final você não entendeu nada, e ficou pensando, que MERDA É ESSA. Não acredito que perdi meu tempo e não peguei a ideia. Em uma reunião é igualmente horrível, portanto, no final dela, faça cada pessoa destacar o que ficou em sua responsabilidade e o que compreendeu daquele trabalho. Por fim, faça um fechamento com o que ficou definido, para não deixar duvidas sobre o motivo daquela reunião.

Um simples gigante melhora

É impressionante mesmo, mas somos maquinas de perder tempo em reuniões e continuamos fazendo elas. Espero que essas dicas rápidas lhe ajudem a transformar as temidas reuniões imprestáveis em menos reuniões e aquelas que acontecerem em super aproveitáveis.

Esse vídeo complementa o assunto: